Como Criar Uma Página No Facebook

by / Friday, 23 July 2010 / Published in Facebook / comentários

pagina-facebook Artigo revisto e actualizado a 1 de Abril de 2013

Página de fãs

Nos últimos meses tenho trabalhado cada vez mais tempo no Facebook. Neste momento é uma peça quase tão importante como o próprio Google, neste grande puzzle que é a actividade de webmaster.

O povo costuma dizer que “em casa de ferreiro, espeto de pau” e a prova disso mesmo é que só muito recentemente criei uma página de Facebook para o Web Milionário. O atraso é um pouco embaraçoso, mas o importante é que já existe!

Se ainda não és fã, podes começar agora a seguir o Web Milionário no Facebook.

Para os mais distraídos, uma página de fãs é consideravelmente diferente de ter um perfil pessoal no Facebook. A maior limitação do perfil é que só pode ter até 5000 amigos, enquanto uma página não tem limite de fãs. Quando se pretende representar um site, marca, entidade ou produto, deve sempre escolher-se uma página de fãs.

Vou aproveitar a apresentação da minha página para te guiar ao longo do processo de criação de uma página de fãs para teu próprio site.

Criar a página

Screen Shot 2013-04-01 at 02.11.24Para criar a página de fãs deves ir a facebook.com/pages clica em ” Criar Página” e seleccionar “Marca ou produto -> Site“. Escolhe o nome da tua página e já está. Atenção que estas opções são definitivas e não podes alterar depois da página crescer.

Imagem de perfil

O passo seguinte é adicionar uma imagem de perfil à tua página. Esta imagem deve ter pelo menos 180×180 pixels. Existe uma segunda versão da imagem, obtida através de um crop da primeira. Essa miniatura vai acompanhar os updates da página.

Imagem de capa

No topo da tua nova página vai aparecer uma grande imagem de capa, tal como num perfil de Facebook. Esta imagem tem 851×315 pixels.

Estas imagens podem ser alteradas sempre que quiseres, portanto podes fazer experiências até estares contente com os resultados.

Descrição e endereço

Para começar, deves adicionar uma descrição à página e o URL do site respectivo. A seguir vem um passo muito importante – escolher o endereço da página dentro do Facebook. No meu caso, registei o endereço facebook.com/webmilionario .

Divulgar a página

Assim que a página for criada, podes convidar amigos para se tornarem fãs, através do próprio Facebook.

Também podes levar os visitantes do teu site até à página de fãs através de um simples link de texto ou banner, ou podes ir um pouco mais longe e incluir uma caixa de fãs.

Com a caixa de fãs crias a noção de comunidade em torno do site e os visitantes regulares vão querer fazer parte. Até pode acontecer que vejam amigos deles na caixa de fãs, o que transmite ainda mais confiança para se juntarem ao grupo.

Também podes divulgar a página dentro do próprio Facebook, convidando os teus amigos ou trocando links com páginas relacionadas, por exemplo. Eu estou a fazer isso com a página do Custódio.

Por último, podes criar anúncios no Facebook para a tua página. Tens a possibilidade de segmentar bastante o teu público alvo e até de mostrar os anúncios a fãs de outra página relacionada com a tua.

Torna-te fã

Agora que já sabes os passos essenciais para criar uma página no Facebook, torna-te fã do Web Milionário no Facebook e fica atento às novidades. Com certeza que falarei mais sobre este assunto em breve.

The following two tabs change content below.
Webmaster, empresário e blogger, entre muitos outros títulos possíveis. Aos trinta e poucos anos, Fernando Amaral trabalha a tempo inteiro na internet, sem horário e sem patrão.

18 Responses to “Como Criar Uma Página No Facebook”

  1. O artigo está bom, sugiro que dentro de alguns dias publiques outro com coisas mais avançadas.

    Penso que estar presente no facebook é importante, no entanto mete-me confusão que webmasters cheguem ao teu blog pelo facebook ou que o facebook esteja a ocupar tempo util de quem pensa ganhar dinheiro na internet.

    • Sabes que o público alvo do meu blog são também (ou principalmente) os novatos “webmaster wanna-be’s” que ainda não estão a ganhar dinheiro na net. São esses curiosos de hoje e webmasters de amanhã que se vão inscrever pelos meus links e gerar comissões.

      Além disso, os webmasters mais experientes já andam no Facebook na óptica de ganhar dinheiro com o sistema, portanto se eu não tivesse uma presença oficial lá, estava a falhar. De uma forma ou de outra, andam lá todos!

  2. Olha eu ali em cima! :D

    Fiz uma asneira quando criei a página dos desorganizados anónimos que está relacionado com o URL da página de fãs.
    De início criei não uma página de fãs, mas sim um perfil, e esse perfil é que tem o URL associado que eu quero. Sabes se há maneira de libertar o URL da página do perfil e associá-lo à página de fãs?

    • Tanto quanto sei não é possível editar. E mesmo que apagues a tua conta para libertar o URL, não sei se funciona, parece que as contas ficam suspensas mas não são mesmo apagadas.

  3. Agora é fácl depois que cria uma,mais tenho uma dúvida é melhor a caixa de curtir ou o botão de curtir em cada post? ou od dois? rs

  4. É a caixa de fãs(segunda imagem do artigo) porque agora não é tornar-se fãs e sim curtir,bem que podia ter um plugin aqui para quando você responder a pergunta ser enviado um Email automático..rsrs

    Abraço!

    • Pois, agora é gostar em vez de ser fã, e no Brasil é curtir.

      O botão é bom para colocar no fim de cada artigo porque se refere a essa página, as pessoas clicam se gostarem do artigo.

      A caixa de fãs é diferente, refere-se a fãs do site em geral, podes colocar na sidebar ou no footer.

  5. kuni says : Reply

    Escolher um URL

    Assim que tiveres 25 fãs podes escolher um URL personalizado para a tua página, desde que ainda esteja disponível. O endereço original das páginas é confuso e impossível de decorar, mas com um URL personalizado podes ter algo como facebook.com/oteusite .

    Como fazer isto??

  6. Gil says : Reply

    gostava de criar um página tipo empresa, com o nome de gasvnegocios mas não deixam por causa do nome, desisti.

  7. João Belém says : Reply

    Como posso criar um nome de perfil no Facebook com inúmerros caracteres, por exemplo uma frase com mais de 50 caracteres.
    Muito agradecia me informassem.
    Obrigado

  8. Maria says : Reply

    OI gosto disto

  9. Bonucci says : Reply

    Eu se quiser criar uma organizaçao, eu obrigatoriamente terei que ter alguma relação com essa organização ou não? Supomos que crio..ja existe, mas por exemplo crio uma organizaçao Selecção portuguesa, terei que ter obrigatoriamente algum relacionamento com a seleção em termos legais de direitos de autor, la sei…

  10. Bicho Carpinteiro says : Reply

    Gostaria de criar páginas de filmes no facebook.
    Mas no “Eu concordo com Termos de páginas do Facebook”
    diz que: 2. Você só pode administrar uma página no Facebook se você é um representante autorizado do assunto da página.

    Gostaria de saber se eu criar alguma página de um filme com direitos autorais pode gerar alguma implicação para mim;

  11. Fabiano says : Reply

    Amigo, minha caixa de fãs esta toda em inglês, como faço para trocar para portugues e assim em vez de like aparecer curtir?

TOP