O Método Infalível Para Ganhar Dinheiro No Facebook

O Método Infalível Para Ganhar Dinheiro No Facebook

dinheiro-facebookO dinheiro está na rede social

É impossível ignorar o fenómeno das redes sociais na internet. No último ano e meio, Twitter e Facebook cresceram exponencialmente em Portugal e já ninguém planeia uma estratégia de comunicação online sem incluir estas redes.

Embora o Twitter tenha despertado a atenção dos portugueses um pouco mais cedo, foi o Facebook que se tornou rei e senhor da internet lusa (e mundial).

O número de utilizadores portugueses no Facebook caminha a passos largos para os 2,5 milhões, segundo o Facebakers.

Desde a explosão do Twitter que ouvimos falar em métodos para ganhar dinheiro no Twitter, mas nenhum se tornou realmente lucrativo para o webmaster comum.

É verdade que o Twitter é excelente para comunicar e para divulgar os nossos projectos e artigos, uma ferramenta essencial em certos nichos, mas não é uma máquina de fazer dinheiro.

O Facebook faz dinheiro

Não é nenhum palpite nem uma ideia revolucionária, é já um dado seguro que é possível ganhar muito dinheiro através do Facebook. Já o provei há muito tempo com este exemplo, e hoje em dia é ainda mais importante centrar as atenções neste fenómeno.

A forma mais simples e directa de fazer dinheiro consiste em colocar anúncios pagos, por visualização ou clique, junto do público alvo pretendido. É semelhante ao AdWords no Google, embora os resultados não sejam tão bons porque os nossos alvos não estão activamente à procura de alguma coisa.

Por outro lado, conseguem-se cliques mais baratos no Facebook e os anúncios são mais atraentes. O resultado é que é possível construir campanhas que resultam numa boa margem de lucro.

Mas existe outra forma de ganhar dinheiro no Facebook sem ter que pagar todos os cliques ou visualizações de anúncios.

Cria uma página de fãs

Se criares uma página de fãs no Facebook sobre um determinado assunto, passas a ter um canal directo de comunicação com os fãs. Isto quer dizer que lhes podes mostrar anúncios, sem ter que pagar nada pelas visualizações ou cliques!

É claro que o tema da página e do anúncio devem estar em sintonia, para que as conversões sejam boas e para que os fãs não abandonem o grupo.

Conquista fãs

Não basta escolher um tema e criar uma página para começar a ganhar fãs – é preciso saber conquista-los. O passo mais óbvio é convidar os teus amigos para serem fãs da página, mas isso não chega.

Se a tua página no Facebook tiver um site associado, podes colocar uma caixa de fãs no site e fazer chamadas de atenção para que os visitantes se tornem fãs. Dependendo do volume de tráfego do site e da agressividade com que promoveres a página, podes conseguir muitos fãs desta forma.

Outro método para aumentar o número de fãs é colocar regularmente conteúdo interessante, que os fãs actuais queiram partilhar com os seus amigos. Também podes pedir directamente aos fãs para convidarem os amigos, mas não abuses da paciência deles.

A tendência das páginas que atingem um número elevado de fãs é para ganhar cada vez mais fãs através dos amigos e dos amigos dos amigos. O importante é conseguir por a bola de neve a rolar.

Fazendo a analogia para os motores de busca, colocar anúncios no Facebook é como comprar AdWords, tem um custo e um retorno imediato mas quando paras de pagar, paras de receber tráfego. Construir uma página de fãs é como investir em SEO, dá trabalho inicialmente mas quando conquistas a tua posição recebes tráfego gratuitamente durante muito tempo.

Compra fãs

Se conquistar fãs te parece demasiado trabalhoso e demorado, há um atalho muito mais simples e eficaz: comprar fãs. Não tem nada que saber, é o próprio Facebook que oferece esta função a todos os utilizadores que criam uma página.

Este sistema é muito semelhante ao dos anúncios “normais” no Facebook. Crias o anúncio da tua página, escolhes o público alvo e pagas pelas visualizações ou cliques. A diferença é que, em vez de enviares os utilizadores para outro site qualquer, continuam dentro do Facebook e tornam-se fãs da tua página.

Outro método habitual para investir em mais fãs é a organização de passatempos. Se fizeres sorteios ou passatempos exclusivos para fãs, podes promove-los com anúncios dentro e fora do Facebook e aumentar rapidamente o número de fãs.

Ganha dinheiro

Depois de teres uma páginas com alguns milhares de fãs, está na altura de começar a ganhar dinheiro. É simples, só tens que encontrar programas de afiliados com ofertas que possam interessar ao teu público.

Cada vez que divulgares uma oferta, produto ou serviço, já sabes que vais ter um grande volume de acessos e de conversões. Eu próprio já testei e funciona mesmo. Sei de mais webmasters que estão a usar a mesma táctica com sucesso.

Outra alternativa é venderes publicidade a outros webmasters que queiram anunciar junto do teu público. Sempre que tiveres uma audiência numerosa e segmentada nas mãos, haverá alguém interessado em comunicar com ela. Vai aos fóruns de webmasters, mostra o que tens para vender e encontrarás compradores.

Tudo o que descrevi hoje são técnicas que estou a usar activamente e que estão a funcionar actualmente. No próximo artigo revelarei uma forma de maximizar tudo isto e conseguir lucros realmente impressionantes. Fica atento!

The following two tabs change content below.
Webmaster, empresário e blogger, entre muitos outros títulos possíveis. Aos trinta e poucos anos, Fernando Amaral trabalha a tempo inteiro na internet, sem horário e sem patrão.
Webmaster, empresário e blogger, entre muitos outros títulos possíveis. Aos trinta e poucos anos, Fernando Amaral trabalha a tempo inteiro na internet, sem horário e sem patrão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*